Um protesto silencioso da Turquia se torna global


Os protestos anti-governo na Turquia continuam e se tornam cada vez mais criativos.

Noite passada, no meio do Parque Taksim, principal palco dos protestos, um homem com camisa branca parou, completamente imóvel, olhando para a bandeira turca e para o pôster de Mustafa Kemal Ataturk. As pessoas à sua volta, no início, não prestaram atenção a ele.



As horas se passaram. A polícia turca, que se encontra permanentemente a postos no parque para evitar protestos, acabou notando o homem, a quem se dirigiu. Fizeram várias perguntas e revistaram sua bolsa. O homem não respondeu, apenas continuou olhando para a bandeira a sua frente.

Logo se tornou óbvio que o homem estava iniciando um novo tipo de protesto – que esperava encorajar um novo meio para que a voz da oposição à polícia brutal e à opressão dos direitos humanos na Turquia se fizesse ouvir.

A hashtag duranadam, ou homem imóvel, tornou-se a número um dos trending topics mundiais no Twitter, rapidamente. O poder do protesto silencioso rapidamente se tornou viral nas mídias sociais. Pessoas de toda Turquia e do mundo postavam imagens de sua própria versão do protesto, mantendo-se imóveis.

À medida que o protesto crescia nas redes sociais, os protestos também cresciam na Praça Taksim. Centenas de transeuntes colocaram-se ao lado do homem, também parados, olhando na mesma direção.  Uma pessoa, dizendo-se amiga do homem que protestava, escreveu no Twitter que o protesto continuaria pelo próximo mês, e que a cada três horas haveria uma troca de turno, quando alguém ficaria em seu lugar mantendo o protesto.

Mas durou pouco. A polícia – apesar de sua confusão inicial sobre o que deveria fazer – prendeu o homem de camisa branca, assim como as muitas pessoas a sua volta.

Ele foi liberado algumas horas mais tarde. Quando perguntado por um policial o que ele fazia parado ali, enfim ele respondeu: “Eu estava esperando por meu amigo”. O policial perguntou quem era esse amigo, ao que o homem respondeu "Ethem Sarisuluk". Sarisuluk foi a última vítima da violência policial na Turquia e morreu uma semana após ser atingido na cabeça com uma bomba de gás lacrimogêneo.

O simples ato de desafio do homem se tornou um fenômeno global, com fotos do protesto sendo postadas no Twitter. Ou, como o primeiro ministro Tayyip Erdogan se referiu ao evento, fotos da ameaça à sociedade.

Escrito por by Erdem Koc, em 19.06.13. Traduzido por Luciana Viter em 21.06.12.

Outras fotos de protestos postadas no Twitter, inclusive duas delas com a bandeira do Brasil.








0 comentários:

Postar um comentário