O triste fim de Lula e do PT

(Desculpe o textão, é só um desabafo engasgado na garganta)

Em 1989, eu me lembro do povo saindo do metrô no Centro do Rio para o comício final cantando Lula-lá. Depois do comício fomos dormir sonhando com a esquerda no poder (sim, achávamos que Lula era de esquerda... talvez até fosse). Mas toda a massa que foi seduzida pelas promessas de Collor mais a Globo manipulando o debate em seu favor nos fizeram acordar rápido daquela vez.

De lá pra cá, muita coisa mudou em nosso país. Algumas para melhor, outras para pior. Ou, ultimamente, algumas para muito pior. Porém, infelizmente quanto a Lula & Cia, o sonho de quem desejava um líder e um partido éticos no poder há tempos acabou (sim, achávamos que o PT era um partido ético... talvez uma parte dele até fosse). Uma vez no poder, Lula e o PT se venderam ao sistema. Ou será que a ambição e a desonestidade entre eles sempre haviam sido tão grandes e não percebemos antes?

Sim, eu sei, quase todos os políticos em nosso país sempre foram (e continuam sendo) desonestos por essência. É claro que é preciso punir exemplarmente Cunha, Aécio, todos os que se deixarem corromper, de qualquer partido... E não vamos nos esquecer da punição aos corruptores ativos, como as empreiteiras e outras empresas. Essa crença de que podemos reduzir em muito a corrupção no Brasil pode parecer demasiado inocente para uma pessoa madura, mas desse sonho espero nunca abrir mão.

O caso é que é triste assistir aos tristes desfechos que vemos se aproximarem para as biografias de Lula e do PT, especialmente para nós, que fizemos parte daquela geração, que jurávamos que não ia ser assim enquanto cantávamos o hino nacional em frente à Igreja da Candelária naquela noite...

E pior ainda é ver que a derrocada do esquema de poder e manipulação montado pelo PT, em conluio com o grupo de partidos que o apoia, está dividindo o país e empurrando nossos rumos políticos para a direita. Diante desse cenário, penso que precisamos urgentemente construir consciência crítica, especialmente nós professores. Precisamos urgentemente construir alternativas de poder que possam fazer de nosso país um lugar justo para todos. Ou só o dinheiro continuará a ser o combustível para manipulação marqueteira de parte da população como temos assistido nas campanhas eleitorais?

Então, quem ainda não acordou do sonho petista, sinto muito, já passou da hora. O que aconteceu e ainda acontece, só não vê quem não quer. Para quem também não acordou do pesadelo da ditadura, e ainda acha que a via militar é a solução, por favor, pensem bem em nosso passado antes.

Ao final, só posso dizer que, apesar de tudo, não me arrependo de ter sonhado. Pior, sou uma sonhadora incorrigível e continuo esperando por um país melhor para meus filhos. Porém, precisamos acordar para buscar novos sonhos...

Ass.: Luciana Viter

OBS.: Opiniões são livres, ainda bem... Por falar nisso, a democracia, ainda que com muita falhas, foi algo que mudou desde o final da década de 80 por aqui. Então, estejam à vontade para clicar nos emoticons que quiserem aí embaixo após lerem, mas como não quero precisar apagar este post para evitar discussões nos comentários, peço que ninguém comente publicamente, podem me enviar por mensagem. Sim, como eu disse, sou pela liberdade, mas os ânimos andam muito exaltados e basta uma fagulha para as discussões pegarem fogo.